O que é a psicologia?

      


Os primeiros pensadores que começaram a se questionar sobre a mente humana, foram os filósofos gregos a cerca de 200 A.C. Porém, a psicologia somente veio se estabelecer como ciência no século XIX.

A psicologia é a ciência que estuda a mente e o comportamento humano. Essa ciência utiliza-se de vários métodos científicos para a produção de conhecimento. Alguns desses métodos se baseiam em: observação, descrição, experimentação e simulação computacional.
O estudo cientifico pode ser aplicado em diversas áreas como por exemplo: saúde, educação e politicas públicas. Para aplicação dos métodos científicos são utilizadas várias técnicas para a coleta de dados como: questionários, entrevistas, testes psicológicos entre outras.

Com o passar do tempo a psicologia se dividiu em subáreas, ou seja, existe várias áreas dentro da psicologia que o psicologo pode optar por atuar ou realizar as pesquisas cientificas. Três dessas abordagens são:



1) Abordagem Psicanalítica: Tem como fundador Sigmund Freud, essa ramificação leva o paciente a uma reflexão sobre o seu funcionamento psíquico. O objetivo da psicanalise é levar o paciente a ter um auto-conhecimento, o que vai ajudar na resolução de conflitos internos e vai auxilia-lo à criar um novo sentido para a sua vida. A Sessão de psicanalise é focada no inconsciente, o terapeuta vai auxiliar o paciente a entrar em contado com seus conteúdos internos ainda desconhecidos e por meio desse processo alcançar o exido no processo terapêutico.




2) Abordagem Comportamental (Behaviorismo): John Watson considerado o pai do Behaviorismo propôs como objeto de estudo da psicologia o comportamento observável, mensurável. O Behaviorismo entende como comportamento a interação entre organismo e ambiente. Outro percursor dessa linha de estudo foi B.F. Skinner fundador do Behaviorismo Radical. Skinner afirmou que todo comportamento pode ser moldado ao se controlar estímulos do meio ambiente, ou seja, pode-se criar ou excluir comportamentos, ao inserir ou eliminar estímulos do meio ambiente. O que vai ser investigado na clínica são as causas do comportamento por meio do histórico do cliente. O analista do comportamento vai buscar a compreensão das variáveis clinicamente relevantes, leva-las ao seu cliente para ajuda-lo a fazer o mesmo. No processo terapêutico o analista ao buscar compreensão sobre o porquê de alguém sentir, agir ou pensar não terá como referências os eventos internos, sendo eles físicos ou não.

3) Abordagem Humanista: A psicologia humanista surgiu com Abraham Maslow, ele acreditava na capacidade de cada sujeito individualmente tornar-se auto-realizador, esse seria o nível mais alto da existência humana. Outro grande teórico percursor do humanismo foi Carl Rogers ele defendeu a ideia do self que é o autoconceito que a pessoa tem de si mesma, baseando-se em experiências passadas, estímulos presentes ou expectativas futuras. Ele acreditava nas possibilidades de mudanças e na flexibilidade, ou seja, as pessoas são capazes de crescimento, de mudança e desenvolvimento pessoal. 

O self ideal está baseado nas características que o individuo deseja ter, isto é, a visão ideal


de si mesmo. Na pratica clinica, a abordagem centrada na pessoa (ACP) vai buscar aproximar a pessoa dela mesma, vai incentivar a sua autenticidade acreditando na capacidade dessa pessoa se desenvolver, ajudando na tomada de consciência dos sentimentos e na comunicação de maneira autêntica.



O psicologo tem uma enorme possibilidade de áreas de atuação. A psicologia está presente em todas as formas de relações humanas, ela está presente no dia-a-dia de cada um de nós.


Share this:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário